dtm-e-bruxismo

O Bruxismo é uma desordem funcional de causas multifatoriais, entre elas situações gatilhos ou desencadeantes como situações estressantes, ansiedade situacional, genética, má oclusão, entre outros. Que se caracteriza pelo apertamento ou ranger de dentes especialmente durante o sono.

Essa desordem provoca desgastes e amolecimento dentários, e em casos mais severos podem ocorrer problemas periodontais e gengivais e na articulação temporomandibular (ATM).

DTM

Disfunção da articulação temporomandibular , nome dado aos sinais e sintomas que afeta a musculatura da mastigação e/ou a articulação temporomandibular, aquela situada entre a mandíbula e o crânio , na região anterior a orelha .

Causa

Não há uma causa definida para a DTM, mas os especialistas sabem que certos hábitos aumentam o risco de desenvolver a disfunção – como apertar ou ranger os dentes durante o dia e a noite, apoiar a mão na mandíbula com frequência, roer as unhas e mascar chiclete. Traumas, predisposição genética e até depressão e estresse também podem fazer com que a DTM apareça.

Diagnóstico

A principal forma de diagnosticar o problema é por meio de uma conversa com o paciente e exames clínicos, como palpação da musculatura e da articulação e detecção de ruídos. Ressonância magnética e tomografia em alguns casos podem ajudar no diagnóstico.

Sintomas

Pacientes com essa desordem podem apresentar dores no pescoço, no ouvido e na face; dificuldade para abrir e fechar a boca e também ouvir barulhos ao fazer esse movimento. Muito comum apresentarem dores de cabeça.

Tratamento

O tratamento pode incluir placas miorrelaxantes de mordida, medicamentos, aplicação de toxina botulínica , exercícios fonoaudiólogos, fisioterapia, acupuntura e até mesmo cirurgias

Caso note qualquer alteração ou desconforto, agende uma consulta com a Dra Bruna.